- Área: 51400 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:The Raws, Agustín Landa Ruiloba, Lorena Darquea
-
Fabricantes: Cemex, Guardian Glass, Versitalia
Descrição enviada pela equipe de projeto. Albia é um edifício de escritórios de vinte andares implantado em uma propriedade entre Antonio L. Rodriguez e Blvd. Gustavo Díaz Ordaz, duas avenidas de alto fluxo no oeste de Monterrey. Sua estrutura é composta por pórticos de concreto que são expressos na fachada como montantes verticais. A fachada tem como materialidade, placas de vidro reflexivo, com orientação norte-sul, em uma base de altura quádrupla.
A parte inferior do edifício é dividida em três volumes de vidro separados por grandes vazios. O acesso é realizado atarvés do volume central em vidro para o lobby. Os outros dois volumes, também conectados por passarelas no terceiro nível, abrigam lojas no piso térreo e dois pavimentos de escritórios.
Os promotores do edifício procuraram introduzir pequenos escritórios no mercado imobiliário de Monterrey, um produto praticamente inexistente. Os pavimentos do edifício respondem a essa iniciativa: são muito eficientes, sem colunas e podem ser facilmente subdivididos. As circulações e serviços estão concentrados em um núcleo na fachada traseira do edifício.
Na ausência do contexto urbano adjascente, se mostrava necessário um amplo estacionamento. Isto está concentrado em uma estrutura com três níveis subterrâneos na rua conectados ao edifício por uma grande pérgula de aço.
O padrão pode ser visto na geometria das lajes, enquanto que no térreo, são losangos muito estreitos. Na seção transversal da parte inferior do edifício, o padrão é mais largo no topo. No térreo, esses monolitos enviesados de quinze metros de altura definem um alpendre.